Intranet

E O GEÓIDE O QUE É?

GEÓIDE O QUE É?

Essa é uma pergunta de difícil resposta. Muitos da área de geotecnologia não entendem seu significado e porque é tão relevante no posicionamento por GNSS e no próprio georreferenciamento tão fundamental no dia a dia de muitos profissionais.
Quando estudava Engenharia meu professor de Geodésia Camil Gemael, dizia em uma aula, “do ponto de vista prático o geóide pode ser entendido como o prolongamento do nível médio dos mares em repouso através dos continentes”.
Agora vamos imaginar sem IA o que isto significa, traduzindo palavra por palavra: use toda sua imaginação, primeiro ordene ao mar que não tenha movimentos de marés, ondas, etc.
Agora, vamos medir um nível médio (aqui o primeiro problema) e vamos prolongar esta superfície através dos continentes, ela pode estar abaixo ou acima da superfície terrestre.
Primeiro vamos medir o nível médio dos mares, quanto tempo deveria medir os valores de marés alta e baixa em um marégrafo. A maré é principalmente causada pela Lua e pelo Sol, uma pequena parte pelos planetas, asteroides, cometas e outros corpos celestes que exercem força gravitacional na Terra. Como a Lua e o Sol são os principais atores, temos um movimento no eixo de rotação da Terra em relação as estrelas de curto período denominado de Nutação que dura aproximadamente 18,6 anos. As vezes é denominado de Ciclo dos nodos lunares e neste período o Sol, a Terra e a Lua voltam a ocupar aproximadamente a mesma posição no espaço. Este movimento está diretamente associado a um movimento de longo período denominado de Precessão dos Equinócios com duração aproximada de 26000 anos.
Concluindo para determinar o valor do nível médio dos mares deve-se observar um período de pelo menos 18,6 anos em um marégrafo.
Agora temos uma superfície que passa por um ponto e deve ser prolongada através dos continentes, mas, neste momento surge um enorme problema. Se a Terra fosse esférica e homogênea (em termos de densidade) numa primeira aproximação poderíamos considera-la esférica também, esse modelo é denominado de Terra Normal.
Mas sabemos que a força da gravidade entre uma massa pontual e um corpo agindo sobre ela é diretamente proporcional a massa do corpo e inversamente proporcional a distância entre elas (Lei da Gravitação Universal). Portanto se a densidade de um lugar da Terra aumenta ou diminui em relação ao valor da Gravidade da Terra Normal, aparecem as anomalias da gravidade que deformam a superfície do Geóide.
Em outras palavras o Geóide só é determinável ponto a ponto, e portanto, a ondulação geoidal só é conhecida onde é  medido o valor da força da gravidade  obtida da aceleração da gravidade.
No Brasil por Norma Técnica do IBGE foi criado um modelo geoidal (um interpolador) baseado em medidas da aceleração da gravidade em muito pontos do Brasil.
Este artigo apresenta o assunto de forma resumida para o entendimento primeiro do assunto. Veja o modelo do ESA.

Link: https://www.esa.int/ESA_Multimedia/Videos/2021/03/The_geoid

Publicação original de Carlos Nadal: Publicação | LinkedIn

Deixe um comentário